Tudo Sobre Religião Relâmpago arco-íris pôr do sol sobre colinas distantes - Tudo Sobre Religião Bandeira

Eckankar


Eckankar - Origens e Contexto
Eckankar, a qual chama a si mesma de "Religião da Luz" e "O Som de Deus", foi iniciada por Paul Twitchell em 1965.

Twitchell nasceu em Paducah, Kentucky, entre 1908 e 1912. Ele era um jornalista e um escritor muito prolífico. Depois de um período na Marinha, mudou-se para Nova Iorque em 1942, onde continuou sua carreira jornalística. Frequentou muitos tipos diferentes de igreja e era um ávido leitor da literatura do ocultismo. Em 1945, ele e sua primeira esposa, Camille, entraram para a Igreja de Auto-Revelação do Absoluto Monismo, a qual é um sistema de ioga fundada por Swami Premananda. Em 1950, eles foram expulsos da igreja por má conduta pessoal.

Após sua expulsão, Twitchell mergulhou no movimento Radhasoami, um ensinamento iogue projetado para permitir que a alma ascendesse além do corpo físico para as regiões espirituais superiores por meio de um som interno ou da corrente da vida. Também estudou com um guru hindu, Kirpal Singh, que possuía ensinamentos semelhantes. Ele se baseou fortemente nos conceitos e ensinamentos destas duas fontes, bem como no que ele aprendeu com Swami Premananda, quando finalmente começou sua própria religião.

Em 1964, pouco depois se casar com sua segunda esposa, Gail Atchinson, ele teve uma visão de um monge tibetano de 500 anos de idade. Este, chamado de Rebezar Tarsz, teria visitado-lhe em seu estado de sonho e dado-lhe a ‘Vara do Poder’. Ele seria o Mestre Vivente de Eck número 971, o Mahanta. Diz-se que o Mahanta é capaz de aproximar um buscador de Deus. Após essa visão, Twitchell escreveu muitos folhetos sobre como deixar o corpo à vontade.

O atual líder, ou Mahanta, do movimento Eckankar é Harold Klemp. O Templo de Eck é localizado na Chanhassen, Minnesota, onde oferecem programas de estudo, aulas públicas e seminários.


Eckankar - Crenças Básicas
Eckankar é um sistema de crença e prática que visa unificar a alma de uma pessoa com a luz e o som de 'deus', os quais são, de acordo com eles, aspectos idênticos aos do "espírito santo". Eck é o espírito divino ou corrente que flui através de todas as coisas viventes.

Eckankar ensina que a alma é eterna, e que "deus" ama a alma que está em uma jornada de volta a "deus". Eles acreditam em reencarnação, sendo isso uma indicação da forte influência da filosofia hindu. A viagem de volta a "deus" pode ser acelerada através da prática e ensino de Eck. Através destes ensinamentos, uma pessoa pode tirar lições de suas vidas passadas e resgatar o seu carma.

A fim de atingir este estado, é necessário ser iniciado pelo Mestre Vivente de Eck, o Mahanta. Seu papel é orientar o buscador em sua jornada espiritual interior. Há uma taxa para receber esta orientação. Durante a iniciação, o candidato vai ouvir um som e ter visões. Para alguns, o som era como um sino que estava a soar na cabeça. Para outros, é como gaitas. Estes sons e visões devem oferecer direção em sua jornada espiritual. A partir de então, os exercícios espirituais consistem de silenciosa contemplação e da repetição de uma palavra ou som. As sessões de grupo envolvem cantar o nome de deus "Hu" por até meia hora.

Após uma sessão de meditação, o buscador deve dizer: "agora coloco minha experiência interior em suas mãos, Mahanta. Leve-me para onde for melhor para o meu próprio desdobramento neste específico momento." Isso é para ser a porta inicial às experiências fora do corpo, as quais são muito procuradas pelos praticantes de Eckankar.

Não existe um código moral de conduta em Eckankar para o casamento, o divórcio, o aborto ou orientação sexual.


Eckankar - Resposta Cristã Básica
A Bíblia ensina que o único caminho para o céu é através daquilo que Jesus fez por nós. Todos nós pecamos e estamos separados de Deus (Romanos 3:23). Nunca poderemos encontrar o nosso caminho de volta a Deus por nossa conta. Não há nenhuma maneira de pagar o carma. E um Deus Santo não pode habitar com o pecado. Deve ser punido. Mas Deus providenciou um caminho de redenção através do sacrifício de Jesus. Deus amou a humanidade de tal forma que não quis perder nenhum de nós. Assim, Ele enviou seu filho Jesus para receber o castigo do pecado em nosso lugar. João 3:16 diz: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Temos de crer com o coração aberto e receber o dom que Ele tem nos proporcionado.

A doutrina hindu e as filosofias sobre a reencarnação da Nova Era são falsas. A Bíblia diz: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hebreus 9:27).

O julgamento será assim: "Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:31-46). Depois que uma pessoa morre, não há uma segunda chance.

Então, por que tantas pessoas estão tentando achar uma outra forma? É porque o príncipe das potestades do ar, Satanás, cegou seus olhos. Ele enganou Eva no Jardim do Éden. Isso parece ser bom. Prove-o. Sabemos o resultado disso! Ele tentou até mesmo enganar a Jesus dizendo-Lhe que se Jesus o adorasse, Satanás daria-Lhe todos os reinos do mundo (ver Mateus 4:8-9). Da mesma forma, ele tenta enganar as pessoas hoje em dia. Prove esta religião, é fácil, não exige nada de você. Você pode fazer o que quiser. Mas haverá um julgamento.

Aprenda mais sobre o dom de Jesus para você!



O que você acha?
Todos nós pecamos e merecemos o julgamento de Deus. Deus, Pai enviou o Seu único Filho para satisfazer o julgamento por aqueles que creem nEle. Jesus, o Criador e eterno Filho de Deus, viveu uma vida sem pecado e nos ama tanto que morreu pelos nossos pecados, tomando sobre Si o castigo que nós merecemos, foi enterrado, e ressuscitou dos mortos, de acordo com a Bíblia. Se você realmente crê e confia nisso de coração, e escolher receber a Jesus como o seu único Salvador, declarando, "Jesus é o Senhor", você será salvo do julgamento e passará a eternidade com Deus no céu.

Qual a sua resposta?

Sim, eu quero seguir Jesus

Eu já sou um seguidor de Jesus

Ainda tenho dúvidas





Como posso conhecer a Deus?




Se você morresse, por que Deus deveria deixar você entrar no céu?


Direito Autoral © 2002-2021 AllAboutReligion.org, Todos os Direitos Reservados